quinta-feira, 24 de março de 2016

HOTEL ROLÂNDIA E OS PIONEIROS DE ROLÂNDIA ( 1934 )

FARINA VIAJA NO TEMPO E VOLTA A 1934 EM ROLÂNDIA

HOTEL ROLÂNDIA - MARCO ZERO DE ROLÂNDIA


 
Junho de 34. Rolândia e toda a região era uma densa e inóspita floresta virgem. De Rolândia até o Rio Ivaí (e muito mais longe) apenas bilhões de árvores. As mais lindas, altas e importantes árvores do planeta. No traçado da cidade apenas um hotel com todo o conforto da época. Em volta apenas árvores  cipós, bichos, mosquitos. e muito barro e pó. Na varanda do Hotel as famílias dos pioneiros vinham olhar a floresta e ouvir os lindos pássaros a cantar.

À noite dava medo  ouvir os miados das onças dentro da mata. As famílias começavam a planejar suas vidas ali naquela linda e encantadora varanda que está lá até hoje (só mudou de endereço). 

De manhã pegavam carroças ou calhambeques e saiam pelas primeiras estradas que estavam mais para "picadas".  A terra era e é ainda muito fértil, mas dava medo de vê-la durante as chuvas. O barro vermelho  grudando nos sapatos  e a empreitada da derrubada da floresta usando apenas  machado, foice e facão. Como seria (e foi) difícil. 

Neste início o Hotel Rolândia era o porto seguro. Onde os pioneiros tinham uma refeição caseira saborosa, a luz dos lampiões, um cafezinho quente na chapa do fogão a lenha, um banho quente, uma cama macia e uma boa companhia para uma conversa e um cigarrinho de palha. Quantos romances, quantas crianças não foram concebidas ali (não havia rádio e TV). Quantos sonhos, trabalho, suor e sangue. Quantas festas, negócios (compra e venda). Quantas brigas, ciúmes... Visitas importantes... Interventor Manoel Ribas... Lord Lovat... Mr. Arthur Thomas.. Mr. Wilie Davids... Eugenio Vitor Larionoff... Moisés Lupion... etc.

O Hotel Rolândia pertence as futuras gerações. Aos meus netos, bisnetos e trinetos. Aos que ainda não nasceram. Todos têm o direito de conhecê-lo e referenciá-lo da mesma forma que referenciam as Pirâmides do Egito. 

Ele é parte de tudo de bom e importante que os verdadeiros rolandenses  querem que seja para sempre lembrado. e preservado.

Peço a todos os rolandenses que amem e ajudem a conservar o Hotel Rolândia. O marco zero da nossa história. Londrina tem a antiga Estação de trens, como lembrança do passado, só que da década de 50. Rolândia tem a primeira construção ainda intacta, de 1934. 

Rolândia atrairá turistas interessados em saber como era a vida dos pioneiros quando tudo aqui começou. Fico feliz de ter ajuizado uma Ação Popular em 2011 para que a administração Johnny Lehmann adquirisse as madeiras e o reconstruísse ao lado da estação de trens. 

Agradeço a vereadora Sabine Geisen ( na época no exercício do cargo de prefeita) que revogou o alvará de demolição e autorizou a compra das madeiras. 

Fico feliz em saber que a obra de reconstrução está em sua fase final. O ex-prefeito Francisconi deixou já licitada a conclusão da obra.

Depois de pronta, espero que a prefeitura cuide, guarde e zele deste patrimônio e valor imensurável para as futuras gerações.

JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA-PR.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário